1. A PROVAA, DATA E LOCAL
1.1. Prova de velocidade contra o relógio (volta cronometrada). O participante tem três horas de pista à sua disposição, podendo entrar e sair dos boxes quando quiser. Todas as voltas são cronometradas e ao término deste período a melhor volta (de menor tempo) é considerada para efeito de classificação final.
1.2. 25 de junho de 2016, das 08h00 as 11h00.
1.3. Autódromo de Piracicaba, Rodovia SP 135 Km 13,5 - Piracicaba – SP
2. CATEGORIAS
2.1. Os competidores serão divididos em três Classes: PRO, Sport e Touring, e 10 categorias Masculino e 10 categorias Feminina, definidas de acordo com a faixa etária.
3. CLASSIFICAÇÃO
3.1. Será considerado o menor tempo de volta registrado nas sessões especificas de tomadas oficiais de tempos.
4. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
4.1. Em caso de empate, será utilizada a 2ª melhor marca obtida.
5. PREMIAÇÃO
5.1. Pódio aos cinco primeiros colocados de cada categoria.
6. DAS CLASSES E CATEGORIAS
6.1. A premiação é feita em três Classes, compostas por 10 categorias (por idade) cada uma, sendo
CLASSES
PRO (1º ao 5º colocados na classificação geral da categoria por idade)
Masculino
Feminino
SPORT (6º ao 10º colocados na classificação geral da categoria por idade)
Masculino
Feminino
TOURING (11º ao 15º colocados na classificação geral da categoria por idade)
Masculino
Feminino
6.2.
CATEGORIAS
20-24 (nasc.de 1992 e 1996)
25-29 (nasc.de 1987 e 1991)
30-34 (nasc.de 1982 e 1986)
35-39 (nasc. de 1977 e 1981)
40-44 (nasc. de 1972 e 1976)
45-49 (nasc. de 1967 e 1971)
50-54 (nasc. de 1962 e 1966)
55-59 (nasc. de 1957 e 1961)
60-64 (nasc. de 1952 e 1956)
65-UP (nasc. de 1951 e anteriores)
6.3. Participantes com bicicletas de Contra Relógio ou de Triathlon serão alocados na categoria PRO, independentemente do resultado obtido em sua respectiva categoria.
7. DA PARTICIPAÇÃO
7.1. A idade mínima de participação é de 18 anos completos até o dia da largada da prova.
7.2. É de responsabilidade dos participantes lerem cuidadosamente este regulamento, comparecer e esclarecer quaisquer dúvidas no site do evento ou com a Driver Brasil. O não cumprimento das regras contidas neste regulamento acarretará em sanções de advertência, e/ ou desclassificação.
8. DOS COMPETIDORES
8.1. Caso um atleta saia do percurso oficial da prova, por qualquer motivo, deverá voltar ao local exato onde deixou o percurso e então retomar seu curso na competição.
8.2. Os atletas deverão utilizar um capacete próprio e aprovado pela organização do evento, rígido e afivelado, durante todo o percurso.
8.3. Os atletas deverão ter seu número de competição (no capacete) visível o tempo todo.
8.4. As roupas utilizadas deverão ser apropriadas para a prática do ciclismo, porém à organização reserva-se o direito de vetar qualquer tipo de roupa e/ou acessórios que julgue inadequado, ou que apresente menções inadequadas, desenho ou palavras inadequadas. O atleta não poderá sob nenhuma hipótese competir com o dorso descoberto ou nu.
8.5. Um atleta não pode interferir e/ou impedir a progressão de outro atleta.
8.6. Todo atleta deverá assinar um termo de responsabilidade fornecido pela organização na retirada do kit.
8.7. Para total veracidade no resultado final da prova e credibilidade dos resultados no evento, não haverá restrição quanto ao uso de vácuo na prova. O circuito é bem seletivo e as subidas e descidas se encarregarão de distanciar os atletas, isto também é um fator para desenvolver a técnica dos participantes. A qualquer momento, qualquer membro de qualquer equipe poderá andar imediatamente atrás de qualquer outro competidor independente da categoria.
9. DA EQUIPE DE APOIO / STAFFS
9.1. A equipe de apoio terá um local pré-determinado pela organização (boxes), onde todas as equipes estarão localizadas.
9.2. Não será permitido o uso de aparelhos de som que não seja da organização. (item desclassificatório)
9.3. Não será permitido o uso de botijões a gás. (item desclassificatório)
10. DA DISCIPLINA
10.1. Palavras de baixo calão, agressões de qualquer natureza, atentado contra o pudor ou agir de forma antidesportiva com qualquer pessoa, ligada ao evento ou não, em qualquer momento, estão sujeitos a advertência e ou exclusão da competição.
10.2. As regras aqui estabelecidas visam à integridade das pessoas envolvidas, o bom andamento da prova e o convívio harmonioso entre todos, para a conclusão do evento com a máxima segurança.
10.3. Será desclassificado o piloto que:
10.3.1. Ingerir ou transportar em seu veículo bebidas alcoólicas, durante o período do evento
10.3.2. Desacatar as decisões dos diretores de prova; apresentar informações falsas na inscrição.
11. DOS RECURSOS E PROTESTOS
11.1. Serão aceitos recursos até 30 minutos após a divulgação dos resultados oficiais da prova. Deve ser por escrito e entregue à direção da prova sem pagamento de taxa alguma.
12. DAS BICICLETAS
12.1. As bicicletas serão movidas exclusivamente pela força humana em conformidade com os regulamentos da União Ciclística Internacional.
12.2. São autorizadas: Road bikes, Contra Relógio (TT) ou Triathlon. Serão desclassificados os atletas que utilizarem outros modelos de bicicleta.
12.3. Será permitido aos ciclistas utilizar mais de uma bicicleta.
12.4. Não são autorizadas: bicicletas reclinadas, bicicletas de engrenagem-fixa, bicicletas flexíveis, bicicletas adaptadas, monociclos, bicicletas elétricas, rodas inteligentes e rodas lenticulares. A utilização desses modelos implicará na desclassificação.
12.5. As organização se reserva ao direito de vetar qualquer equipamento ou acessório que julgue inadequado para a utilização no evento.
12.6. Todo equipamento da prova poderá ser checado pela organização momentos antes da largada.
13. DAS CONTINGÊNCIAS
13.1. Uma contingência significa uma conjuntura de eventos não planejados ou não previstos. A organização do evento não pode ser responsabilizada por contingências que possam ocorrer, portanto não haverá compensações, correções ou deduções de tempo, ao tempo total do ciclista ou da equipe.
ÚNICO: Contingências incluem acidentes, tempestades, ventos e outras ações da natureza, construções, obras e qualquer outro acontecimento semelhante.
14. DA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
14.1. Será feita a cerimônia de premiação no próprio local da prova, após seu término. O processamento dos dados leva algum tempo, portanto o início da cerimônia de premiação se dará uma hora após o término da prova.
15. BRIEFING
15.1. Será realizado um briefing antes da prova, para informar aos participantes sobre os objetivos do esporte, características da prova, peculiaridades do circuito e infraestrutura organizacional. Este briefing terá força de regulamento para a etapa.
16. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
16.1. A organização da prova não se responsabilizará por qualquer dano ou prejuízo que os atletas ou equipes venham a sofrer, inclusive os de natureza material e física.
16.2. Ao participar deste evento, cada participante está incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação, para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à prova, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, patrocinadores ou meios de comunicação.
16.3. A filmagem, transmissão pela televisão, fotografias ou vídeo-tape relativos à prova/competição têm os direitos reservados aos organizadores.
16.4. Ao participar dos eventos, o(a) atleta assume todos os riscos do mesmo, consigo ou com outrem, com seus veículos e equipamentos, isentando organizadores e patrocinadores de quaisquer acidentes, independentemente do tipo ou natureza, que possam ocorrer antes, durante ou depois da prova.
16.5. O atleta é responsável por seus dados fornecidos e aceita totalmente o Regulamento da Prova, participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedor de seu estado de saúde e de sua aptidão física para participar da corrida.
16.6. Haverá, para qualquer tipo de emergência, serviço de ambulância e segurança por todo o percurso da prova que será garantida pelos órgãos competentes.
16.7. A Comissão Organizadora não tem responsabilidade sobre o atendimento médico dos atletas, despesas médicas em casos de internação ou lesões geradas pela prática da corrida. Porém, será disponibilizado um serviço de ambulância UTI para atendimento emergencial aos atletas e para a remoção destes aos hospitais da rede pública de saúde.
16.8. O(a) atleta ou seu(sua) acompanhante poderá decidir pela remoção ou transferência para hospitais da rede privada de saúde, eximindo a Comissão Organizadora de qualquer responsabilidade ou reembolso pelas despesas decorrentes deste atendimento médico.
16.9. A Comissão Organizadora, primando pela segurança dos atletas, poderá determinar a suspensão da corrida, iniciada ou não, por questões de segurança pública, vandalismo e/ou motivos de força maior. Sendo suspensa a prova, por qualquer um destes motivos, esta será considerada realizada e não haverá designação de nova prova.
16.10. As dúvidas ou informações técnicas deverão ser enviadas por e-mail: ciclismo@bikeseries.com.br, para que seja registrada e respondida a contento.
16.11. Considerando-se a regulamentação da modalidade e os aspectos técnicos e de segurança no percurso da prova, este regulamento poderá sofrer alterações sem aviso prévio até o momento do início da entrega dos kits.