1. DA ORGANIZAÇÃO
1.1. As 12 Horas de Interlagos tem como promotor, realizador e organizador a Driver Brasil.
2. DA REALIZAÇÃO
2.1. As 12 Horas de Interlagos se realizará, com qualquer condição climática, entre os dias 19 e 20 de março, tendo sua concentração e largada no Autódromo de Interlagos na cidade de São Paulo –SP – Brasil.
3. DA PARTICIPAÇÃO
3.1. A idade mínima de participação nas 12 Horas de Interlagos é de 18 anos completos até o dia da largada da prova.
3.2. É de responsabilidade dos participantes nas 12 Horas de Interlagos, lerem cuidadosamente este regulamento, comparecer e esclarecer quaisquer dúvidas no site do evento ou com a Driver Brasil. O não cumprimento das regras contidas neste regulamento acarretará em sanções de advertência, e/ ou desclassificação.
4. DO TEMPO E CONTROLE OFICIAL DA PROVA
4.1. A prova consiste em 12 Horas ininterruptas, onde serão declarados os vencedores em cada categoria, aqueles que derem o maior número de voltas.
4.2. No caso de empate no número de voltas, o critério para desempate será o tempo total da equipe, no momento em que a última volta for finalizada, por exemplo: Se a equipe “A” finalizou 100 voltas em 11 horas e 58 minutos e a equipe “B” finalizou 100 voltas em 11 horas e 59 minutos, portanto a equipe “A” será a vencedora.
4.3. A competição será encerrada 12 horas após a largada.
4.4. O sinal de encerramento será dado. Voltas iniciadas após o sinal de encerramento poderão ser completadas, porém não serão computadas.
4.5. O competidor que passar pelo controle depois do tempo estipulado de prova (12 horas) não terá sua volta computada.
4.6. O sistema de cronometragem a ser utilizado será o chip. Nos casos das duplas, quartetos e sextetos, o chip de cronometragem de toda a equipe deverá ser tirado pelo capitão no momento da entrega de kits.
5. DA LARGADA
5.1. O horário de largada será as 00h00 do dia 20/03/2016
5.2. A largada da prova será para todas as categorias no mesmo local e horário.
5.3. As equipes completas deverão estar no local de largada (Autódromo de Interlagos) pelo menos três (3) horas antes do horário previsto para sua largada.
5.4. No momento da retirada de kit todos os ciclistas deverão estar presentes e de posse do documento de identificação original para assinatura do termo de responsabilidade.
6. DOS COMPETIDORES
6.1. Caso um atleta saia do percurso oficial da prova, por qualquer motivo, deverá voltar ao local exato onde deixou o percurso e então retomar seu curso na competição.
6.2. Os atletas deverão utilizar um capacete próprio e aprovado pela organização do evento, rígido e afivelado, durante todo o percurso.
6.3. Por se tratar de uma prova em que parte será noturna, todo atleta terá que portar luz dianteira e luz traseira obrigatoriamente, da largada 00h00 até as 06h00 da manhã do dia 20 /03.
6.4. Os atletas deverão ter seus números de competição (no capacete, nas costas e na bicicleta) visíveis o tempo todo.
6.5. As roupas utilizadas deverão ser apropriadas para a prática do ciclismo, porém à organização reserva-se o direito de vetar qualquer tipo de roupa e/ou acessórios que julgue inadequado, ou que apresente menções inadequadas, desenho ou palavras inadequadas. O atleta não poderá sob nenhuma hipótese competir com o dorso descoberto ou nu.
6.6. O atleta pode progredir na prova com o pneu furado ou com qualquer outro tipo de avaria, desde que a direção da prova não julgue perigoso para o próprio ciclista ou para qualquer outra pessoa no percurso. Nesse caso, o ciclista deverá desmontar e prosseguir carregando ou empurrando sua bicicleta até que ela seja reparada ou substituída.
6.7. O atleta poderá prosseguir a pé até os boxes para reparos, desde que sua bicicleta esteja presente (carregada, arrastada ou empurrada). Um atleta separado de sua bicicleta estará proibido de prosseguir pelo percurso da prova.
6.8. Um atleta não pode interferir e/ou impedir a progressão de outro atleta.
6.9. É proibido aos atletas enquanto pedalando (em movimento) estarem conectados a tubos de oxigênio, veículos ou pessoas. É permitido o uso de ponto eletrônico no ouvido direito.
6.10. É proibido receber qualquer tipo de assistência médica ou técnica contínua de veículos ou pessoas em movimento.
6.11. Embora não haja tempo limite para um atleta pedalar sem parar durante o percurso, caberá à direção da prova solicitar uma parada imediata, seguida de um descanso obrigatório de 1 hora fora da bicicleta, a qualquer ciclista que estiver apresentando sintomas de exaustão física ou privação do sono.
ÚNICO: Caso um ciclista caia da bicicleta, esteja incapacitado de pedalar em linha reta ou coloque em risco a vida ou integridade física própria ou de terceiros, uma parada obrigatória será imposta pela organização sob pena de desclassificação.
6.12. Todo ciclista deverá apresentar antes da prova, na data solicitada, um atestado médico que o libere para prática da atividade física proposta juntamente com o carimbo, CRM e assinatura do médico.
6.13. Todo atleta e todos staffs da equipe de apoio deverão assinar um termo de responsabilidade fornecido pela organização na retirada do kit.
6.14. Para total veracidade no resultado final da prova e credibilidade dos resultados no evento, não haverá restrição quanto ao uso de vácuo na prova. O circuito é bem seletivo e as subidas e descidas se encarregarão de distanciar os atletas, isto também é um fator para desenvolver a técnica dos participantes. A qualquer momento, qualquer membro de qualquer equipe poderá andar imediatamente atrás de qualquer outro competidor independente da categoria.
7. DAS EQUIPES
7.1. As equipes são definidas por um (1), dois (2), quatro (4) ou seis (6) ciclistas, que podem ser todos masculinos, todas femininos ou equipes mistas.
7.2. Para efeito de premiação, serão consideradas as categorias masculinos, femininos e mistas. Serão consideradas equipes da categoria mista, quando houver o mesmo número de homens e mulheres.
7.3. As equipes só poderão ter um atleta de cada vez no circuito, sendo vetado o uso de dois atletas ao mesmo tempo durante a prova.
7.4. Os ciclistas de uma mesma equipe serão identificados pelo mesmo número de competição.
7.5. Para concluir oficialmente as 12 Horas de Interlagos, as equipes necessitam de apenas um ciclista. Caso um ou mais integrantes de uma equipe se acidente ou fique impossibilitado de continuar na prova, ele não poderá ser substituído.
7.6. A categoria na qual a equipe se inscreve será a mesma na qual ela será classificada, não importando a quantidade de ciclistas que terminem a competição.
7.7. Caso um dos ciclistas de uma equipe não apresente condições temporárias de prosseguir na competição, ele poderá se ausentar para tratamento, desde que com prévio conhecimento da organização. Em caso de problemas físicos ou psicológicos, o atleta poderá ser avaliado pelo médico da prova.
7.8. Cada equipe deverá decidir o ritmo e a forma de conduzir seus ciclistas, desde que respeitando as regras do evento, integridade física dos integrantes da equipe, outros competidores e terceiros.
7.9. Cada grupo deve nomear um representante. Ele/ela deverá ser o único contato com o organizador.
7.10. O atleta responsável pela efetivação da inscrição geral da equipe será o encarregado por retirar os kits dos demais integrantes e se responsabilizará por sua equipe perante a Organização da prova. Esse representante ficará responsável pela conferência dos dados de todos os participantes.
7.11. Qualquer penalidade aplicada a um atleta será extensiva à equipe inteira.
8. DO REVEZAMENTO
8.1. O objetivo das 12 Horas de Interlagos é percorrer em forma de revezamento para as categorias dupla, quarteto e sexteto, a distância total do circuito o maior número de vezes possíveis. Para tanto, as trocas entre os atletas, só serão efetuadas informando a direção de prova e no local determinado pela mesma.
8.2. Sinalização – área de revezamento
- Placas de revezamento na cor amarela – Duplas
- Placas de revezamento na cor verde – Quarteto
- Placas de revezamento na cor vermelha – Sextetos
9. DA EQUIPE DE APOIO / STAFFS
9.1. A equipe de apoio terá um local pré-determinado pela organização (boxes), onde todas as equipes estarão localizadas.
9.2. Devido á reforma no autódromo de Interlagos, a energia elétrica nos boxes é proveniente de gerador com capacidade limitada. Desta forma não será permitido o uso de utilitários domésticos como forno micro-ondas, forno elétrico, geladeira, grill, etc.
9.3. Não será permitido o uso de aparelhos de som que não seja da organização. (item desclassificatório)
9.4. Não será permitido o uso de botijões a gás. (item desclassificatório)
9.5. Não será permitida a montagem de tendas nos boxes ou pit lane, uma vez que os boxes são cobertos. (item desclassificatório)
10. DA DISCIPLINA
10.1. Palavras de baixo calão, agressões de qualquer natureza, atentado contra o pudor ou agir de forma antidesportiva com qualquer pessoa, ligada ao evento ou não, em qualquer momento, estão sujeitos a advertência e ou exclusão da competição.
10.2. As regras aqui estabelecidas visam à integridade das pessoas envolvidas, o bom andamento da prova e o convívio harmonioso entre todos, para a conclusão do evento com a máxima segurança.
10.3. Qualquer ciclista, staff, membro da organização ou pessoa envolvida no evento que violar ou tentar violar uma ou mais regras aqui propostas estará sujeito às penalidades. Violação cometida por um ciclista e/ou staff será extensiva à sua equipe.
10.4. Serão toleradas no máximo duas (2) advertências, ou infrações por equipe; na terceira a equipe estará automaticamente excluída.
10.5. Fica estabelecido que a penalidade de tempo será de 30 minutos, sendo acumulativa. A penalidade de tempo pode ser empregada mesmo que nenhuma advertência tenha sido aplicada.
10.6. Penalidades de tempo deverão ser cumpridas no momento em que o fiscal, árbitro ou diretor de prova determinar. E também poderá ser comunicada e descontada da equipe, no tempo final da prova.
10.7. Infrações consideradas graves ou gravíssimas, em especial as que envolvem a segurança de qualquer pessoa ligada ao evento ou terceiros, poderão ser punidas com a exclusão sumária da equipe infratora. A organização não se responsabilizará pela equipe excluída. Fica proibido à equipe excluída acompanhar de qualquer forma o decorrer do evento, mesmo que por seus próprios meios. Serão retiradas da equipe todas as identificações das 12 Horas de Interlagos.
11. DOS RECURSOS E PROTESTOS
11.1. Serão aceitos recursos até 30 minutos após a divulgação dos resultados oficiais da prova. Deve ser por escrito e entregue à direção da prova sem pagamento de taxa alguma.
12. DAS BICICLETAS
12.1. As bicicletas serão movidas exclusivamente pela força humana em conformidade com os regulamentos da União Ciclística Internacional.
12.2. São autorizadas: Road bikes ou bikes de Triathlon, sendo estas os modelos sem clip. Serão desclassificados os atletas que utilizarem outros modelos de bicicleta.
12.3. Será permitido aos ciclistas utilizar mais de uma bicicleta.
12.4. Não são autorizadas: bicicletas reclinadas, bicicletas de engrenagem-fixa, bicicletas flexíveis, bicicletas adaptadas, monociclos, bicicletas elétricas, rodas inteligentes e rodas lenticulares. A utilização desses modelos implicará na desclassificação.
12.5. As 12 Horas de Interlagos se reserva ao direito de vetar qualquer equipamento ou acessório que julgue inadequado para a utilização no evento.
12.6. Todo equipamento da prova poderá ser checado pela organização momentos antes da largada.
13. DAS CONTINGÊNCIAS
13.1. Uma contingência das 12 Horas de Interlagos significa uma conjuntura de eventos não planejados ou não previstos. A organização do evento não pode ser responsabilizada por contingências que possam ocorrer, portanto não haverá compensações, correções ou deduções de tempo, ao tempo total do ciclista ou da equipe.
ÚNICO: Contingências incluem acidentes, tempestades, ventos e outras ações da natureza, construções, obras e qualquer outro acontecimento semelhante.
14. DA PREMIAÇÃO
14.1. Troféus : 1º ao 3ª colocados (todas as categorias)
14.2. Medalhas: a todos que concluírem a prova.
15. DA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
15.1. Será feita a cerimônia de premiação no próprio local da prova, após seu término. O processamento dos dados leva algum tempo, portanto o início da cerimônia de premiação se dará uma hora após o término da prova.
16. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
16.1. A organização da prova não se responsabilizará por qualquer dano ou prejuízo que os atletas ou equipes venham a sofrer, inclusive os de natureza material e física.
16.2. Ao participar deste evento, cada participante está incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação, para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à prova, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, patrocinadores ou meios de comunicação.
16.3. A filmagem, transmissão pela televisão, fotografias ou vídeo-tape relativos à prova/competição têm os direitos reservados aos organizadores.
16.4. Ao participar do 12 Horas de Interlagos, o(a) atleta assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente o Regulamento da Prova, participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedor de seu estado de saúde e de sua aptidão física para participar da corrida.
16.5. Haverá, para qualquer tipo de emergência, serviço de ambulância e segurança por todo o percurso da prova que será garantida pelos órgãos competentes.
16.6. A Comissão Organizadora não tem responsabilidade sobre o atendimento médico dos atletas, despesas médicas em casos de internação ou lesões geradas pela prática da corrida. Porém, será disponibilizado um serviço de ambulância UTI para atendimento emergencial aos atletas e para a remoção destes aos hospitais da rede pública de saúde.
16.7. O(a) atleta ou seu(sua) acompanhante poderá decidir pela remoção ou transferência para hospitais da rede privada de saúde, eximindo a Comissão Organizadora de qualquer responsabilidade ou reembolso pelas despesas decorrentes deste atendimento médico.
16.8. A Comissão Organizadora, primando pela segurança dos atletas, poderá determinar a suspensão da corrida, iniciada ou não, por questões de segurança pública, vandalismo e/ou motivos de força maior. Sendo suspensa a prova, por qualquer um destes motivos, esta será considerada realizada e não haverá designação de nova prova.
16.9. As dúvidas ou informações técnicas deverão ser enviadas por e-mail: ciclismo@bikeseries.com.br, para que seja registrada e respondida a contento.
16.10. Considerando-se a regulamentação da modalidade e os aspectos técnicos e de segurança no percurso da prova, este regulamento poderá sofrer alterações sem aviso prévio até o momento do início da entrega dos kits.